..:: Jornal Correio Notícias ::..

Sanepar amplia aterro sanitário de Cornélio Procópio

Sanepar amplia aterro sanitário de Cornélio Procópio

Sanepar amplia aterro sanitário de Cornélio Procópio
fevereiro 04
15:49 2014

 

Paraná

AEN

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo R$ 627 mil na ampliação do aterro sanitário de Cornélio Procópio, no Norte do Estado. Esse investimento, somado ao valor aplicado para a recuperação e adequação do local, chega aos R$ 927 mil em pouco mais de um ano de gestão da Sanepar. 

A obra consiste na construção de uma nova célula, com a escavação de cerca de 60 mil metros cúbicos de terra, drenagem vertical e horizontal e impermeabilização com geomembrana. Com as melhorias promovidas, o aterro sanitário de Cornélio Procópio terá capacidade para receber por mais quatro anos e meio o volume atual de resíduos domésticos gerados no município. 

“Estamos transformando um aterro controlado em um aterro sanitário, seguindo a legislação vigente. Estamos readequando as lagoas de chorume, investindo na captação de gases e na reforma no centro de triagem”, detalhou o gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Domingos Budel. 

Segundo ele, além dessas, novas adequações estão previstas. “Já contratamos estudo técnico para novas adequações. Além disso, vamos adquirir nova balança e construir um espaço para receber visitantes. Não podemos parar de investir”, destacou. 

Em visita às obras, na última semana, a diretora Comercial da Sanepar, Emília Belinati, falou sobre a utilização consorciada do aterro por municípios vizinhos, algo previsto no contrato assinado com a prefeitura local. Ela destacou que, a partir do entendimento com o prefeito Fred Alves, será possível diminuir os custos de operação do aterro, além de garantir destino adequado para os resíduos em parte da bacia do Rio Cinzas, manancial de abastecimento de Cornélio Procópio. “Temos uma legislação rígida a ser cumprida e uma grande preocupação com a preservação dos nossos rios”, observou. 

O gerente regional da Sanepar em Cornélio Procópio, Bráulio Leonel, está acompanhando de perto as obras no aterro e está satisfeito com a possibilidade de estender o benefício. “Teremos um ganho importante para o saneamento da região se o Aterro puder atender outros municípios. Há um impacto positivo para o meio ambiente e para a população”, afirma Bráulio. 

EDUCAÇÃO - A coleta seletiva, que também está sob a responsabilidade da Sanepar, está tendo boa receptividade da população e deve ser beneficiada com a campanha Heróis da Reciclagem, com a qual a Sanepar, em parceria com o município, buscará conscientizar a população sobre a separação correta de resíduos recicláveis e não recicláveis. 

Prevista para ser lançada até maio, a campanha é similar a que já está sendo implementada em Cianorte, onde a Companhia é responsável pela coleta de resíduos e pela gestão do aterro desde 2002. Em 2013, Cianorte tornou-se o terceiro aterro do sul do país com o selo de excelência em gestão, com a certificação ISO 14.000. 

Share

Related Articles

Pesquisa

Edição Impressa

Futebol – Tabela de Classificação

Live score oferecido por Futebol.com

Parceiros

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.