You Are Here: Home » Destaque » Eleitos novos autodefensores da Apae de Siqueira Campos

Eleitos novos autodefensores da Apae de Siqueira Campos

Eleitos novos autodefensores da Apae de Siqueira Campos

De Siqueira Campos

 

Camila Consulin

 

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Siqueira Campos, realizou ontem (19), a eleição para escolha dos autodefensores que irão representar os alunos em conselhos e reuniões da associação.

Antes da eleição foi feita reuniões com os candidatos para esclarecer sobre a importância e a responsabilidade de ser um autodefensor.

De acordo com a diretora, Adriana Lemes Silveira, é a primeira vez que acontece eleição para o cargo. “Antes os representantes eram indicados pela diretoria, porém este ano mudamos e realizamos as eleições”, informou.

Os nomes dos candidatos foram sugeridos por colegas e pela equipe da Apae, assim depois de um consenso foram formadas duas chapas. A primeira chapa ficou formada pelo casal, Kleiton Júnior de Oliveira e Rosimeire Inácio Pires, já a segunda chapa ficou por Jamiro de Paula da Silva e Jaqueline Barbosa Breh. 

Os candidatos realizaram campanha durante uma semana com cartazes e visitas nas salas de aula. O processo de eleição ocorreu durante o período da manhã e a tarde.

O primeiro lugar ficou para o casal, Jamiro e Jaqueline, ficando como adjuntos o casal, Kleiton e Rosimeire.

 

 

Programa de Autodefensoria

 

A Autodefensoria no Movimento Apaeano se estrutura na medida em que as Apaes abrem espaço para a participação direta de seus alunos, motivando-os a se manifestarem sobre determinados assuntos de interesse dos demais colegas e sobre a temática da pessoa com deficiência intelectual e múltipla nas políticas sociais.

 

Assim, um representante do sexo masculino e uma do sexo feminino, eleitos pelos seus colegas, com assento e voz, têm presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pelas respectivas instâncias: nas Apaes, nas Federações das Apaes nos Estados e na Federação Nacional das Apaes, inclusive em todas as Assembléias e reuniões da Diretoria.

 

E a missão deles consiste na defesa dos interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Por meio do programa, a pessoa com deficiência intelectual é incentivada a gerenciar sua própria vida cotidiana, na medida de suas possibilidades.

© 2013 - 2014 Todos os Direitos Reservados

Scroll to top